terça-feira, 3 de janeiro de 2012

AUTOR DO MÊS

JOÃO AGUIAR





João Casimiro Namorado de Aguiar nasceu em Lisboa a 28 de outubro de 1943. Foi um jornalista e escritor. Passou grande parte da sua infância na Beira, Moçambique. Em 1961 matricula-se na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. A seguir, transita para Letras (curso de Filosofia) e começa também a trabalhar no Telejornal da Radiotelevisão Portuguesa.
Parte para a Bélgica em 1963, onde fará a licenciatura em Jornalismo na Universidade Livre de Bruxelas. Durante o último ano que passa na Bélgica, reparte o tempo entre Bruxelas e Amesterdão. Escreve um romance que não publicará.
No final de 1968, regressa a Portugal e, em janeiro de 1969, começa a cumprir o serviço militar entrando na Escola Prática de Infantaria, em Mafra. Parte para Luanda como oficial miliciano. Após ter passado à disponibilidade, fica a trabalhar em Angola, como jornalista, tanto na Imprensa escrita como na Rádio.
Em finais de 1974 regressa a Lisboa e parte, pouco depois, para Amesterdão, onde trabalha no Centro de Turismo de Portugal. Escreve novo romance, que também não publica.
Em 1976 regressa a Lisboa e entra na Redacção do jornal A Luta. Dois anos mais tarde parte para Toronto, onde fica seis meses. No final desse período, regressa a Lisboa e ao jornal A Luta. Nos anos seguintes, trabalha em vários jornais e revistas – Diário de Notícias, Diário Popular, revista Nova Imagem, semanário O País, revista Sábado, etc. Durante esse período, será, por cerca de seis meses, assessor de Imprensa do ministro da Qualidade de Vida, Augusto Ferreira do Amaral.
Em 1982 começa a trabalhar num romance que virá a ser A Voz dos Deuses, um dos livros mais vendidos em Portugal nos últimos anos e em 1984 inicia a sua carreira de escritor com a publicação de A Voz dos Deuses.
A partir desta data publica vários romances. Parte da sua obra está traduzida em Espanha, Itália, França, Alemanha e Bulgária. Também coordenou durante três meses a parte escrita, escrevendo guiões para o programa “Rua Sésamo”, assim como também fez argumentos para cinema, como é o caso de "Inês de Portugal".
É também autor da série juvenil O Bando dos Quatro e Sebastião e os Mundos Secretos.
Faleceu a 3 de junho de 2010 vítima de doença prolongada.




Entre as suas obras contam-se títulos como:



Uma incursão no esoterismo português (1983)
A voz dos deuses (1984)
O homem sem nome (1986)
O trono do altíssimo(1988)
O canto dos fantasmas (1990)
Os comedores de pérolas (1992)
A hora de Sertório (1994)
A encomendação das almas (1995)
Navegador solitário (1996)
Inês de Portugal (1997)
O dragão de fumo (1998)



Coleções infanto-juvenis:



O Bando dos Quatro
Sebastião e os Mundos Secretos.
A catedral verde (2000)
Diálogo das compensadas (2001)
Uma deusa na bruma (2003)
O sétimo herói (2004)
O jardim das delícias (livro) (2005)
O tigre sentado (livro) (2005, 2ª ed.)
Lapedo – uma criança no vale (2006)
O priorado do cifrão (2008)
Rio das Pérolas
Uma Deusa na Bruma
Pedro & Companhia



Outras obras:



A Orquídea Branca, libreto para a ópera com música de Jorge Salgueiro, (estreada a 27 de outubro de 2008)
· Eu vi morrer o III Reich, de Manuel Homem de Mello (Coord. e comente. de João Aguiar) (Edições Vega, Lisboa, s.d.)




Sem comentários :

Enviar um comentário