quinta-feira, 2 de maio de 2013

AUTOR DO MÊS

Neste mês dedicado à ALEGRIA, homenageamos:


Ludwig van Beethoven

       

      Nasceu a 16 de dezembro de 1770, em Bona, Alemanha. Morreu de pneumonia a 26 de março de 1827, com 57 anos de idade.
     É o génio musical revolucionário entre o Classicismo e o Romantismo. Criou um universo musical inconcebível até então, sobretudo com as suas novas sinfonias, mas também com concertos, música para piano e de câmara.
     Surgiram os primeiros sintomas da sua doença - a surdez, em 1796, quando estava de volta de uma série de concertos. Escondeu o problema de todos. Só dez anos depois, em 1806, é que revelou o problema, numa frase anotada nos esboços do Quarteto nº. 9: "Não guardes mais o segredo de tua surdez, nem mesmo na tua arte!".
     Condições de vida adversa (progressiva surdez, pobreza permanente, depressões, alcoolismo) e o compromisso com as ideias humanitários da Revolução Francesa, converteram-no no protótipo do génio e num titã da música.

«O meu reino está no ar, como o vento, assim se agitam as notas, assim se agita muitas vezes a minha alma».
                                                     Ludwig van Beethoven
















Composta entre os anos de 1818-24, a “Nona” foi mostrada pela primeira vez ao público no mesmo ano da sua conclusão. Uma vez assimilado o impacto inicial, esta obra foi aos poucos ganhando projeção na Europa e no Novo Mundo, tornando-se ao longo do século XX  obra obrigatória no repertório de qualquer grupo que se pretenda intitular como “orquestra sinfónica”.



 Hino da alegria

Sem comentários :

Enviar um comentário