quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

No dia 16 de outubro, celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação.
Podemos pensar que é mais uma efeméride do calendário, mais um dia que alguém se lembrou de inventar, não se sabe bem por quê nem para quê. A verdade é que, se não tivermos um motivo (um dia qualquer, mundial, internacional, nacional ou até familiar), não paramos para pensar em coisas tão importantes como aquilo que comemos.
Numa sociedade onde o culto do corpo é uma prioridade e na qual o número de mortes por distúrbios alimentares aumenta constantemente, a alimentação deve ser a primeira das preocupações. Aprender a comer não é coisa de crianças, mas sim uma preocupação constante de adulto.
Na correria do dia a dia, a ementa preferida é, habitualmente, “qualquer coisa rápida”, não só para os adultos, mas também para crianças e adolescentes.
Somos constantemente bombardeados com informação sobre dietas, alimentação saudável, alimentos que “fazem bem”, alimentos que “fazem mal”, o que se deve ou não deve comer, quantas refeições devemos ter por dia, etc. As opções que fazemos nem sempre têm em conta essa informação, e comemos “qualquer coisa”.
A nossa sociedade de “consumo imediato” impele-nos, cada vez mais, para a procura de respostas rápidas para todos os nossos problemas. Temos, no entanto, de ser assertivos na hora de tomar uma decisão sobre: o que comer, em que quantidade, o que dar de comer aos nossos filhos, que alimentos evitar, ou qual o peso que queremos ter.

Nós somos o que comemos e bebemos. 

Para assinalarmos a data, a nossa biblioteca procedeu à passagem de filmes/documentários sobre a alimentação, os quais foram dirigidos às turmas do nono ano e comentados pela professora bibliotecária e pelas professoras de Ciências Naturais.

Neste dia, também  toda a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) se reuniu num almoço, no nosso refeitório, como forma de incentivo à prática de uma boa alimentação diária e uso do mesmo.
 




Sem comentários :

Enviar um comentário