Stephen Hawking
Nasceu em Oxford, Inglaterra, a 8 de Janeiro de 1942.
Em 1959 entrou para a University College, Oxford, para estudar Matemática, mas por este curso não estar disponível na universidade, optou então por Física, formando-se três anos depois. Os seus principais interesses eram a termodinâmica, a relatividade e a mecânica quântica. Em 1966, doutorou-se na Trinity Hall em Cambridge, onde é actualmente membro honorário. Depois do doutoramento, passou a ser investigador e, mais tarde, professor nos Colégios Maiores de Gonville e Caius. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica tendo, entre 1979 e 2009, ocupado o posto de professor lucasiano de Matemática, cátedra que fora de Newton, sendo actualmente professor lucasiano emérito da Universidade de Cambridge.
Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura. A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 teve que se submeter a uma traqueotomia devido ao agravamento da ELA, após ter contraído pneumonia e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que a sua mobilidade é praticamente nula.
Os principais campos de pesquisa de Hawking são a cosmologia teórica e gravidade quântica. Em 1971, e em colaboração com Roger Penrose, provou o primeiro de muitos teoremas de singularidade que fornecem um conjunto de condições suficientes para a existência de uma singularidade no espaço-tempo. Este trabalho demonstra que, longe de serem curiosidades matemáticas que aparecem apenas em casos especiais, singularidades são uma característica genérica da relatividade geral.
Hawking também sugeriu que, após o Big Bang, primordiais ou miniburacos negros foram formados. Com Bardeen e Carter, propôs as quatro leis da mecânica de buraco negro, fazendo uma analogia com a termodinâmica. Em 1974, calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatómicas, conhecidas. Também demonstrou a possível existência de mini buracos e participou dos primeiros desenvolvimentos da teoria da inflação cósmica no início da década 80 com outros físicos como Alan Guth, Andrei Linde e Paul J. Steinhardt, teoria que tinha como proposta a solução dos principais problemas do modelo padrão do Big Bang.
O asteróide 7672 Hawking é assim chamado em sua homenagem.
A 9 de Janeiro de 1986, foi nomeado pelo papa João Paulo II membro da Pontifícia Academia das Ciências.
Em 1993, participou de episódio da série Star Trek - A Nova Geração em cena em que é um holograma, conjuntamente com Newton e Einstein, jogando cartas com o personagem Data.
Em 1994, participou na gravação do disco dos Pink Floyd, The Division Bell, fazendo a voz digital em "Keep Talking".
Participou algumas vezes n’ Os Simpsons, Futurama, O Laboratório de Dexter, Os Padrinhos Mágicos, no cartoon Dilbert e em Superhero Movie.
Recentemente participou numa publicidade do Discovery Channel chamada Eu amo o Mundo, onde disse "Boom De Ya Da".
Obras Publicadas
-Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros
-Buracos Negros, Universos-Bebés e outros Ensaios
-O Fim da Física
-A Natureza do Espaço e do Tempo (em co-autoria com Roger Penrose)
-Breve História do Tempo Ilustrada
-O Universo numa Casca de Noz
-O Futuro do Espaço-Tempo (em co-autoria com Alan Lightman, Kip Thorne, Igor Novikov e Timothy Ferris)
-Os Génios da Ciência: Sobre os Ombros de Gigantes
-Brevíssima História do Tempo (em co-autoria com Leonard Mlodinow)
-George e o Segredo do Universo (em co-autoria com Lucy Hawking. As idéias e conceitos de Física e Astrofísica de Hawking sobre o Universo, contadas num enredo de aventuras voltado para as crianças).