Ilustração do soneto de Camões "Verdes são os campos da cor do limão" aos olhos de Santiago Libreiro e Carla Mestre .
"A literatura é a melhor prova de que a vida não chega". Fernando Pessoa
Ilustração do soneto de Camões "Verdes são os campos da cor do limão" aos olhos de Santiago Libreiro e Carla Mestre .
Durante 3º Período a as turma A, C e D do 8º ano, acompanhados pela professora de CN, usaram os recursos da BE para pesquisar, selecionar informação e construir os pósteres de comunicação científica que constam neste vídeo.
Este prémio literário promovido pela Associação de Escritores do Alentejo - ASSESTA em parceria com a CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e atribuído pela Rede Intermunicipal de Educação, pretende fomentar o gosto pela leitura e escrita, promover a Língua Portuguesa e incentivar a criação literária sobre temáticas de carácter global e identitário.
Na segunda edição o tema motivador foi - Uma mensagem Climática do Futuro. O texto do Pedro -
" A Vilã Mulher-Serpente do Alentejo - , está publicado no livro editado para o efeito pela CIMBAL e que podes requisitar na tua biblioteca escolar.
A turma D do 9ºano , na disciplina de Físico-química, comemorou a semana da leitura realizando uma estafeta de leitura. Esta atividade além de fomentar o gosto pela leitura põe à prova as competência dos alunos nas seguintes áreas: leitura, escrita, memória auditiva e trabalho colaborativo.
Durante a semana da leitura algumas turmas da ESM tiveram a oportunidade de participar nesta iniciativa da BE, que pretendia colocar os alunos a pensar na importância de ser empático. Após escutarem o conto UBUNTU- Escutar o Bosque- os alunos reuniram em grupo e discutiram entre si as seguintes questões:
De que fala este conto?
Qual a importância de escutar?
O que é a empatia?
Qual o nível de empatia na tua turma, na tua escola, na sociedade atual?
Seguidamente os grupos partilharam e debateram as suas conclusões entre si.
DIA MUNDIAL DA POESIA
No dia 21 de março, a nossa escola esteve em festa, celebrou-se
o DIA MUNDIAL DA POESIA.
Deixamos-vos algumas fotos e vídeos que fomos recebendo e que relatam esta celebração.
DIA DO PAI
No dia 19 de março, comemora-se o Dia do Pai.
Deixamos-te algumas sugestões de leituras onde a figura principal é o Pai.
LEITURAS NA PLANÍCIE - 1ª fase (escola)
Decorreu ontem, dia 12 de março, a 1ª fase do concurso "Leituras na Planície". Contámos com 22 alunos dos 8º, 9º, 10º e 11º anos, facto que nos deixou muito orgulhosos porque veio provar que há alunos que gostam de ler.
Obras a concurso:
8º ano - Salvador Cavalheiro
9º ano - João Ramalho
10º ano - Matilde Melo
11º ano - João Pires
Agradecemos a todos os participantes pelas ótimas leituras que fizeram e damos os parabéns aos apurados para a próxima fase.
A BIBLIOTECA "FORA DE PORTAS"
"Se Moisés não vai à montanha, vai a montanha a Maomé"
Hoje, dia 26 de fevereiro, no período da manhã, a nossa biblioteca foi visitar a sala dos professores, propondo-lhes novidades recentemente adquiridas.
Também, no período da tarde realizou-se mais um Encontro de Leitura- o 3º . Deixamos-vos algumas sugestões de leitura resultantes dessa sessão.
FAZ-ME UM POEMA COMO CAMÕES
A sala do SAE da ESM aceitou o desafio da BE - "Faz-me um poema como Camões", e escreveram este lindo poema sobre o Amor.
O AMOR É...
No dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim ou dia dos Namorados, sob proposta da biblioteca escolar da Escola Secundária, e em articulação com as disciplinas de Físico-química e Português, foram desenvolvidas com algumas turmas do ensino secundário várias atividades relacionadas quer com o amor quer com Camões, esse grande poeta que escreveu sobre o amor como ninguém, as quais tiveram como temáticas : "O amor na obra poética de Camões e nos dias de hoje" e "O amor na visão de Camões e da Química".
Tivemos uma grande adesão pela parte dos alunos, consistindo a sua participação em escrita criativa, debates.
FAZ-ME UM POEMA COMO CAMÕES
Em resposta ao desafio lançado, "Faz-me um poema como Camões," obtivemos muitos poemas de alunos, professores e assistentes operacionais.
Obrigada a todos pela vossa colaboração, participação e lindos textos!