No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Biblioteca Escolar desenvolveu, no dia 1 de fevereiro, uma atividade de pesquisa e de recolha de informação em articulação com a disciplina de Português (alunos do 12ºB), que consistiu na identificação, mediante uma lista de livros censurados durante o Estado Novo, fornecida aos alunos pela professora bibliotecária, dos motivos dessa censura.
Posteriormente, os alunos preencheram uma ficha de censura de cada livro, que se encontra exposta com o respetivo livro, na BE .
DIA INTERNACIONAL DE COMEMORAÇÃO EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
27 de janeiro
Todos os anos , presta-se homenagem à memória das vítimas do Holocausto e reafirma-se o compromisso inabalável de combater o antissemitismo, o racismo e outras formas de intolerância que podem levar à violência contra grupos específicos.
Na nossa escola, com o objetivo de sensibilizarmos os alunos para uma temática tão complexa e casa vez mais recorrente, nos dias dias de hoje, as turmas dos 10º e 11º anos do Curso TTAR, na disciplina de OTET, em articulação com a Biblioteca Escolar, assistiram ao filme "Uma turma difícil", o qual aborda comportamentos e atitudes incorretos em sala de aula. Ao longo do filme, à medida que vão tomando conta dos dramas vividos pelas vitimas do Holocausto, os alunos vão mudando de atitude.
Sinopse: Filme da cineasta francesa Marie-Castille Mention-Schaar sobre os desafios da educação e a importância da escola, baseado numa história verídica.
No Liceu Léon Blum, em Créteil, França, uma professora de História depara-se com o desrespeito, a violência e a falta de perspetivas na mais complicada e problemática das suas turmas do 10º ano. Um grupo de adolescentes de diferentes origens que parecem ter muito pouco em comum para além da indisciplina e do fraco aproveitamento escolar. Ao ver as suas estratégias de ensino esgotarem-se, a professora propõe-lhes um desafio: entrarem no Concurso Nacional da Resistência e da Deportação, um concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje.
Contra todas as expetativas, os alunos vão empenhar-se no projeto e encontrar na diferença a força da união. O contacto com sobreviventes dos campos de concentração nazis vai revelar-se uma experiência transformadora com um impacto profundo na vida dos alunos.
Em 2015, a interpretação de Ahmed Dramé
Posteriormente, houve oportunidade para debate sobre o assunto.
Para assinalar o Dia ESCOLAR da NÃO VIOLÊNCIA e da PAZ, cujo objetivo principal é sensibilizar os nossos alunos para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência, bem como promover a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade. Numa atividade de articulação nom a Biblioteca escolar , a turma E do 12º Ano, Curso TIGR , na disciplina de AI, assistiu ao filme Recreio uma realização de Laura Wandel, seguido de análise e debate sobre a mensagem veiculada (bullying).
https://www.youtube.com/watch?v=3eDbRa
Sinopse
Nora, de 7 anos, e o seu irmão mais velho Abel regressam à escola. Quando Nora vê Abel a ser intimidado por outras crianças, apressa-se a protegê-lo alertando o pai. Mas Abel obriga-a a guardar segredo. Tomada por um conflito de lealdade, Nora acabará por tentar encontrar o seu lugar, dividida entre os mundos das crianças e dos adultos. Na personagem Nora, a realizadora Laura Wandel explora as dificuldades do enquadramento na escola, à medida que a criança se divide entre a sua necessidade de inclusão e o desejo de ajudar o irmão, vítima de bullying.G9Ma4
Desde o início do mês de dezembro, tem decorrido, diariamente, na Biblioteca da Escola Secundária de Moura um concurso de "Caça ao Livro", o qual consiste na procura de livros nas estantes, pelos alunos.
A BE agradece a todos os alunos que participaçaram na atividade e que se mostraram muito empenhados e interessados!
No dia 30 de novembro, os alunos do 11º ano deslocaram-se a Lisboa, no âmbito da disciplina de Português, para visitar o Palácio Pimenta - Museu da Cidade e assistir à peça de teatro "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett, em cena pelo grupo de teatro "Instantes d´Aplausos".
O Dia Mundial da Filosofia foi implementado pela UNESCO em 2002 e comemora-se todos os anos na terceira quinta-feira de novembro. O objetivo do dia é enaltecer a importância da Filosofia na vida do homem e na vida em sociedade. Este é um dia de reflexão e de questionamento. Com a finalidade de cumprir este objetivo o grupo de Filosofia, do Agrupamento de Escolas de Moura em articulação com a Biblioteca Escolar, assinalou o Dia Mundial da Filosofia em 2023 disponibilizando uma sequência de atividades destinadas às turmas do 10.º e 11.º anos de escolaridade, subordinadas ao tema do voluntariado. Foram realizadas várias atividades, nomeadamente a construção de um mural de perguntas; a participação na ação «Estendal Solidário»; visionamento do filme «Tudo pela Justiça» e uma palestra.
De todas as atividades realizadas destacamos a que teve lugar no Atrium Memória da Escola Secundária de Moura. Esta atividade consistiu numa palestra subordinada ao tema «Voluntariado Jovem – a importância para a sociedade atual». Contou com a presença de vários jovens voluntários que partilharam o seu testemunho sobre o que é ser voluntário. Dado o contexto mundial vigente, pretendemos que os alunos do nível secundário aperfeiçoem a compreensão da necessidade do voluntariado e da sua importância para uma sociedade cada vez mais humanitária e democrática.
Pensamento: «A solidariedade não deixa a esperança morrer.»Autor Desconhecido O Grupo de Filosofia Amélia Pereira André Pereira