quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

AUTOR DO MÊS

Paul Adrien Maurice Dirac nasceu em Bristol – Inglaterra, a 8 de Agosto de 1902. Afirmou-se como engenheiro e matemático. Estudou Engenharia eléctrica na Universidade de Bristol, completando o curso em 1921. Em 1923 formou-se em matemática e recebeu uma bolsa de pesquisa no St. John's College, na Universidade de Cambridge.
A sua
tese, defendida em 1926, desenvolveu uma versão da Mecânica Quântica incorporando a “Mecânica Matricial” de Werner Heisenberg com a “Mecânica Ondulatória” de Erwin Schrödinger num único formalismo matemático.
Fez contribuições fundamentais para o desenvolvimento da
Mecânica Quântica, teoria física que estuda os sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atómica, e Electrodinâmica Quântica. Foi Professor lucasiano de Matemática da Universidade de Cambridge e passou os últimos dez anos da sua vida na "Florida State University". Entre outras descobertas, formulou a Equação de Dirac, que descreve o comportamento relativista do electrão. Esta teoria levou a prever a existência do positrão, a antipartícula do electrão, que foi observado experimentalmente, previsão da existência da antimatéria.
Contudo, a equação de Dirac não é perfeitamente compatível com a teoria da relatividade, pois não prevê a criação e destruição de partículas.
Recebeu em
1933, junto com Erwin Schrödinger, o Prémio Nobel da Física.
Faleceu a 20 de Outubro de 1984 em Tallahassee, na Flórida (USA).
Fontes:
- Enciclopédias na Biblioteca
- http://www.explicatorium.com/Paul-Dirac.php

Sem comentários :

Enviar um comentário