segunda-feira, 8 de março de 2010

AUTOR DO MÊS

Herta Müller é uma escritora, poetisa e ensaísta alemã nascida em Nitchidorf, Timis, Roménia, em 1953. Os seus pais faziam parte de uma minoria que falava alemão na Roménia e o pai foi militar nas Waffen SS na II Guerra Mundial.
Muitos romeno-alemães foram deportados para a então União Soviética em 1945, incluindo a mãe de Herta que passou cinco anos num campo de trabalho na actual Ucrânia. De 1973 a 1976, estudou literatura alemã e romena na Universidade de Timisoara, na Roménia, fez parte do Aktionsgrupp Banat, um círculo de jovens germanófilos de oposição ao regime de Ceausescu que defendiam a liberdade de expressão. Depois de terminar os estudos, trabalhou como tradutora numa fábrica de máquinas de 1977 a 1979. Foi despedida por se ter recusado a ser informadora da polícia secreta, o que lhe valeu ser perseguida pela Securitate. Müller começou a publicar com a colecção de contos Niederungen (1982), censurada na Roménia. Dois anos depois, publicou uma versão não censurada na Alemanha e, no mesmo ano, Drückender Tango, na Roménia. Nestes dois trabalhos, Müller descreve a vida numa pequena aldeia germânica, marcada pela corrupção, a intolerância e a repressão. A imprensa romena criticou negativamente estes trabalhos que foram muito bem recebidos pela crítica alemã. Por ter criticado publicamente a ditadura romena, foi proibida de publicar no seu país, Herta abandonou o país com o marido, o poeta Richard Wagner, também ele romeno-alemão. Desde que, em 1984, foi distinguida com o Prémio Aspekte, Herta Müller tem acumulado galardões sobretudo na Alemanha. Em 1995, recebeu o prémio europeu de literatura Aristeion e foi eleita para a Academia Alemã para Língua e Poesia. Em 1998, recebeu o prémio irlandês IMPAC, e no ano seguinte o Prémio Franz Kafka. Em 2003, o prémio Joseph Breitbach de literatura alemã, em 2004 o prémio de literatura da Fundação Konrad Adenauer e, em 2006, o Prémio Würth de literatura europeia.
Tem dado conferências em várias universidades: Paderborn, Warwick, Hamburgo, Swansea, Gainsville (Florida), Kassel, Göttingen, Tübingen and Zurique, entre outras.
É, desde 1995, membro da Deutsche für Sprache und Dichtung, em Darmstadt. Vive em Berlim.
Foi galardoada com o Nobel de Literatura de 2009 por "com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desapossados".
http://bomdia.news352.lu/?p=edito&id=5220


Livros editados em português:

O homem é um grande faisão sobre a terra
Tradução de Maria Antonieta C. Mendonça. Cotovia, 1993

A terra das ameixas verdes
Tradução de Maria Alexandra A. Lopes Difel, 1999

O Compromisso
Tradução de Lya Luft. Globo, 2004

Herta Müller tem uma extensa obra publicada em alemão. Contudo, em português só estão editados os três livros indicados.

Sem comentários :

Enviar um comentário