segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

AUTOR DO MÊS

Barack Hussein Obama II nasceu em Honolulu, Havai, a 4 de Agosto de 1961, filho de Ann Dunham e de Barack Obama. Os pais conheceram-se quando entraram na Universidade do Hawaí. Quando Obama tinha 2 anos, os pais divorciam-se. O seu pai ingressou na Universidade de Harvard e, depois de concluí-la, volta ao Kenia. Em 1982, Barack Obama (pai), faleceu num acidente de automóvel. Obama e a mãe mudam-se para a Indonésia, onde a mãe se casa pela segunda vez, com um indonésio. Entre os 6 e 8 anos, frequentou uma escola tradicional muçulmana (Madrassa). Após um período na Indonésia, Obama voltou ao Hawaí onde passou a viver com seus avós maternos.
Obama é advogado e político, e é o quadragésimo quarto e actual presidente dos Estados Unidos da América, desde 20 de Janeiro de 2009, e Nobel da Paz de 2009.
Frequentou o Occidental College de Los Angeles, escola preparatória, que possibilitou seu ingresso na Universidade de Columbia em Nova Iorque, onde se licenciou em Ciências Políticas em 1985. Após uma breve estadia em Chicago, cursou Direito na Universidade de Harvard, terminando o doutoramento em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review.
Trabalhou numa firma de advogados em Chicago, onde conheceu a sua esposa, Michelle Robinson. Obama e Michelle casaram-se em 1992 e tiveram duas filhas, Mahalia, que nasceu em 1999, e Natasha, nascida em 2001.
Obama foi líder comunitário e advogado na defesa de direitos civis até que, em 1996, foi eleito Senador do estado de Illinois, cargo que ocupou até 2004. Foi eleito para o Congresso dos EUA nesse mesmo ano, principalmente por ser contra a invasão do Iraque. Entre 1992 e 2004, ensinou Direito Constitucional na faculdade de direito da Universidade de Chicago.
Em 2000, tentou eleger-se, sem sucesso, ao Congresso dos Estados Unidos, e em Janeiro de 2003 anunciou a sua candidatura ao Senado dos Estados Unidos. Após vitória nas eleições primárias, foi escolhido como orador de honra para a Convenção Nacional do Partido Democrata, em Julho de 2004. Em Novembro, foi eleito Senador dos Estados Unidos pelo estado de Illinois com 70% dos votos. Nos seus discursos, fica a preocupação com o sistema de saúde, sendo a favor do fim da guerra do Iraque e do uso de diplomacia para com o Irão, e é a favor do desarmamento nuclear.
Como membro da minoria democrata no período entre 2005 e 2007, ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo e para promover maior controlo público sobre o uso de recursos federais. Na actual legislatura, contribuiu para a adopção de leis que tratam de fraude eleitoral, da actuação de lobistas, mudança climática, terrorismo nuclear e assistência para os militares americanos, após o período de serviço.
Em 2009 recebeu o prémio Nobel da Paz.
Em 4 de Novembro de 2010, Barack Hussein Obama II que ocupava a primeira posição como a pessoa mais poderosa do mundo, passou a ocupar a segunda, de acordo com a pesquisa feita pela revista Forbes.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Barack_Obama
http://www.infoescola.com/biografias/barack-obama/

Sem comentários :

Enviar um comentário