terça-feira, 1 de março de 2011

AUTOR DO MÊS



John Winston Lennon nasceu em Liverpool a 9 de Outubro de 1940. Foi músico, compositor, escritor e activista a favor da paz.
Estudou na Quarry Bank Grammar School, escola que, com seus companheiros viu nascer o grupo Quarrymen, que mais tarde daria origem aos Beatles. John adorava escrever, e alguns de seus poemas da época seriam um prefácio das letras que o tornariam tão famoso. Sendo o líder intelectual dos Beatles, durante a primeira fase, ele é o grande responsável pela maioria das canções da banda.
Aprendeu a tocar guitarra com a sua mãe.
Em 1966 fez a famosa declaração de que “Os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo”. No mesmo ano, numa exposição de artes, em Londres, conhece Yoko Ono, com a qual casaria em Gibraltar em 20 de Março de 1969. Nesta altura também começa a envolver-se com drogas.
Com Yoko Ono, toma conhecimento de novas formas de manifestações artísticas e lançam discos nada convencionais, como Two Virgins (que se tornaria famoso pela capa dos dois nus), Life With The Lions e Wedding Album.
Também com Yoko, fez uma série de filmes Avant Garde, como Fly, Self Portrait, Smile e Erection. As campanhas pela paz, como as famosas entrevistas na cama num hotel em Toronto, ou simplesmente dentro de um saco, fizeram do casal símbolos da paz, ou para muitos apenas sinónimos de 'loucura'.
Formou a banda The Plastic Ono Band para um concerto pela paz em Toronto e a sua música Give Peace a Chance tornou-se hino do movimento Hippie.
Com o fim dos Beatles, em 1970, John viu-se só com Yoko, e ambos gravaram vários discos juntos, sendo o mais conhecido Imagine, que se tornou um fenómeno de vendas e a sua obra prima.
No final de 1971 o casal vai para Nova York, onde estabelece residência, facto pelo qual durante quase cinco anos fez com que John não pudesse sair dos Estados Unidos, pela falta do visto de permanência ( devido a posse de drogas em Inglaterra ).
Campanhas anti-Vietname e envolvimentos políticos fizeram dele uma pessoa 'perigosa' para o Governo de Richard Nixon e muitas vezes foi seguido pelo FBI. Nessa época, ele e Yoko lançam o disco conjunto Sometime in New York City.
Após uma longa pausa, o movimento New Wave de 1980 deu fôlego a John e Yoko para retornarem aos estúdios, onde gravam o disco Double Fantasy que se torna um enorme sucesso.
Infelizmente a carreira de John termina abruptamente a 8 de Dezembro de 1980 assassinado por Mark David Chapman.
Composições de Destaque de John Lennon
Em parceria comMcCartney:
Help!
Strawberry Fields Forever
All You Need Is Love
Revolution
Lucy in the Sky with Diamonds
Come Together
Across the Universe
Don't Let Me Down
Na sua carreira a solo:
Imagine
Instant Karma!
Happy Xmas (War Is Over)
Woman
(Just Like) Starting Over
Watching the Wheels

Sem comentários :

Enviar um comentário