segunda-feira, 16 de maio de 2011

LIVRO DA SEMANA

CONTOS e POEMAS

(antologia)


Artur Proença, Joaquim de Matos e Raul Gomes



Os três irmãos de Medranhos, Rui, Guanes e Rostabal, eram então, em todo o reino das Astúrias, os fidalgos mais famintos e os mais remendados.


Nos Paços de Medranhos, a que o vento da serra levara vidraça e telha, passavam eles as tardes desse Inverno, engelhados nos seus pelotes de camaleão, batendo as solas rotas sobre as lajes da cozinha, diante da vasta lareira negra, onde desde muito não estalava lume, nem fervia a panela de ferro. (...)


(...) Ora, na Primavera, por uma silenciosa manhã de domingo, andando todos três na mata de Roquelanes a espiar pegadas de caça e a apanhar tortulhos entre os robles, enquanto as três éguas pastavam a relva nova de Abril - os irmãos de Medranhos encontraram, por trás de uma moita de espinheiros, numa cova de rocha, um velho cofre de ferro. (...)


O Tesouro, da obra Contos, de Eça de Queirós





DEFESA

O Sol é meu e dos meninos ricos...

- Triste de quem não vê florir as rosas!

Triste de a quem somente foram dadas

ruas sombrias, lôbregos desvãos!


Ah!, mas não tenho a culpa. Sou moreno,

sou forte, porque o Sol me quer assim.

Digam ao Sol, se entendem, que se esconda:

não me peçam a mim que esconda as mãos,

nem que neguem meus olhos e meus lábios!

o milagre de o Sol gostar de mim!


Sebastião da Gama

Sem comentários :

Enviar um comentário