segunda-feira, 11 de março de 2013

POEMA DA SEMANA

Como poema da semana, sugerimos a leitura e reflexão de Pus o meu sonho num navio, de Cecília Meireles, uma vez que estamos a celebrar a Semana da Leitura, cuja temática é o Mar.



Pus o meu sonho num navio

Pus o meu sonho num navio 
e o navio em cima do mar;
depois abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar.


Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas

O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho dentro de um navio...


Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.


Depois, tudo estará perfeito:
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.


Cecília Meireles

Sem comentários :

Enviar um comentário