quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz



Pomba Da Paz, Pomba, Paz, Pássaro, Pombo


 “Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!”. (Mahatma Gandhi)

No dia 30 de janeiro celebra-se o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz.
Este dia foi instituído em 1964, por iniciativa do pacifista espanhol Llorenç Vidal.
O objetivo da comemoração deste dia é alertar para a necessidade de educar permanentemente para a não – violência e para a Paz
A escolhado  dia 30 de janeiro deve-se a que neste dia foi assassinado Mahatma Gandhi, um dos maiores defensores da paz,da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos.
Nos últimos tempos temos tido sido bombardeados com notícias horríveis de quem pratica a violência de uma forma gratuita ou em nome da religião ou em nome de outra causa qualquer.
No nosso país são assustadores os números que avaliam a violência doméstica ( 40 mulheres assassinadas em 2014) e a violência na escola( entre 25 a 30% de alunos envolvidos em situações de bulling) . Não podemos ficar de olhos fechados e deixar que a violência seja uma prática na nossa escola ou na nossa comunidade. Temos que educar para a PAZ.
A BE quis juntar-se a esta iniciativa e a partir deste dia estará disponível no blogue e na biblioteca um sítio onde podes deixar as tuas denúncias sobre casos de violência. E como os gestos simples marcam a diferença, temos também um sítio onde podes deixar as tuas mensagens de PAZ.
Aproveita e visita a exposição “ Prémios Nobel da Paz do sec.XIX” que te dá a conhecer os vencedores do Prémio Nobel da Paz neste século.



Sem comentários :

Enviar um comentário