sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Tal como em anos anteriores, realizou-se nos dias 25 e 26 de janeiro, a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura (nível de escola) cujo objetivo é promover a leitura na escola.

Esta atividade é uma organização conjunta da área disciplinar de Português e da Biblioteca Escolar. Este ano, contou com a participação de 43 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e 5 do Ensino Secundário.

Os alunos foram convidados a fazer a leitura de duas obras: “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry - 3º ciclo e “O Príncipe da Neblina”, de Carlos Ruiz Zafón – ensino secundário.

A prova escrita realizou-se no dia 25, no período da manhã, ficando aprovados cinco alunos de cada um dos escalões, que passaram à prova oral.

No dia 26, pelas 14:30, foi realizada a prova oral que consistiu na leitura de um pequeno texto, e na resposta a algumas perguntas sobre as obras lidas.


Para além dos concorrentes, estiveram presentes nesta sessão as duas turmas do 7º ano acompanhadas pelos professores, Paulo Serrano e Simão Janeiro.

O júri do concurso foi constituído pelas professoras Maria João Quintanilha , Lucília Picareta e Purificação Pica.

A atividade foi dinamizada pela professora Alcinda Janeiro, que procurou que os alunos, de uma forma descontraída, partilhassem o seu gosto pela leitura.

Foi uma tarde bem passada, onde esteve sempre patente a importância da leitura na construção do saber.


A qualidade dos participantes dificultou o trabalho do júri em selecionar os 3 alunos do 3º ciclo que representarão a escola na fase regional. Assim, destacaram-se as alunas:

Carmo Costa Garcia
Catarina de Fátima Hernades Novo
Joana Estevens Oliveira

No que respeita ao ensino secundário, a tarefa foi facilitada, pois dos cinco concorrentes iniciais, só compareceram 3 à prova oral:

Alexandra Cristina Dias Limpo
Inês Caldeira Ganhão
João Pedro Pais

A organização agradece a participação e empenho de todos os alunos e felicita os vencedores, que serão dignos representantes da nossa escola, na Fase Distrital.

Sem comentários :

Enviar um comentário