quarta-feira, 11 de maio de 2022

XV Congresso Nacional de Cientistas em Ação - Agrupamento de Escolas de Moura premiado

XV Congresso Nacional de Cientistas em Ação - Agrupamento de Escolas de Moura premiado

Os alunos do agrupamento de Escolas de Moura, venceram, no dia 29 de abril, em Estremoz, o "XV Congresso Nacional de Cientistas em Ação", com o projeto ambiental "Go Green With Your Smart Future" ( Sê Ecológico com o teu Futuro Inteligente).








Na conferência estiveram presentes quatro alunos, acompanhados de duas professoras, onde expuseram o estudo que consistiu no cálculo das emissões de dióxido de carbono emitido nas deslocações de alunos para a escola, assim como do número de árvores capaz de compensar essas emissões, pretendendo contribuir para a mudança de hábitos para combater as alterações climáticas.

O desempenho dos alunos distinguiu-se, de acordo com informação enviada à Planície, ao “demonstrarem um conhecimento integrado em várias áreas, tendo respondido com determinação às questões colocadas pelo júri. A importância do tema – Alterações climáticas, o interesse dos alunos e a predisposição para continuar a trabalhar, marcaram também positivamente a sua prestação”.

A professora de Ciências Naturais, Susana Laureano, uma das mentoras da proposta, referiu, em conversa com a Planície que, pessoalmente, foi muito importante para os alunos, este encontro: “Os alunos nunca tinham participado em algo do género, nem sabiam o que era um congresso. Em termos pessoais, foi importante para os alunos”.

No caso da escola, o 1º lugar, é o “reconhecimento do trabalho que foi feito. Esta forma de trabalhar com metodologia do projecto, na óptica do agrupamento, faz todo o sentido, porque mobiliza várias áreas do saber em torno de uma problemática, neste caso do ambiente”, disse a docente.

O projecto apresentado tem sido desenvolvido ao longo do ano, integra várias áreas disciplinares, como as Ciências Naturais, o Inglês, a Cidadania e Desenvolvimento, a Matemática, a Educação Física e conta com parceiros internacionais (Turquia, Croácia e Polónia), estabelecendo parcerias com a comunidade local.

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Moura, foram os vencedores do “XV Congresso Nacional de Cientistas em Acção”, com o projecto ambiental “Go Green With Your Smart Future (Sê Ecológico com o teu Futuro Inteligente).

in Radio Planície, em 5 de maio de 2022


Apresentação do Projeto em:

https://www.canva.com/design/DAE9-tDkiio/f8kZM0zPZ6i2y1gOLRHVbw/view?utm_content=DAE9-tDkiio&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishpresent

Sem comentários :

Enviar um comentário