terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

TUDO VALE A PENA - produção escrita

No âmbito do estudo da obra Mensagem, de Fernando Pessoa, publicam-se dois bonitos textos  elaborados por alunos do 12ºano, turma A.

TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA!

     Muitos de nós temos objetivos e metas de vida, mas para alcançá-los é necessário ultrapassar diversos obstáculos com esforço e dedicação.   

    Como afirma um dos mais aclamados autores de língua portuguesa, Fernando Pessoa, tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Esta frase, extraída do poema “Mar Português”, de Mensagem, enfatiza a ideia que é preciso querer, acreditar e viver.  

        É  importante considerar que ao longo da vida temos de nos aventurar e dedicar, pois sem arriscarmos e sem esforço não chegamos a conhecer a satisfação de atingirmos um grande objetivo. Convém lembrar que, atualmente, há cada vez mais jovens com ideias inovadoras e com uma grande capacidade de liderança, mas o medo de arriscar e sair da zona de conforto é maior, chegando assim a perder grandes oportunidades de emprego. Este exemplo mostra que o medo é o seu pior inimigo e que quem é vítima deste não desenvolve os seus talentos e não mostra verdadeiramente quem é. Se muitos desses jovens pensassem que para algo dar certo é preciso arriscar, haveria, certamente, mais jovens à frente de grandes empresas e mais ideias inovadoras e criativas no nosso país. 

         Em suma, quando há coragem, dedicação e esforço tudo vale a pena! Por isso, apelamos a todos que nunca desistam dos sonhos e que acreditem que são capazes!

Maria Clara Abrunhosa e Miguel Fernandes, 12.º ano, turma A



Tudo vale a pena, se a alma não é pequena

      Quantas pessoas passam pela vida a queixarem-se do que não têm, mas também não trabalham para consegui-lo? Quantas ficam à espera que a sorte lhes bata à porta? Quantas invejam os que estão à sua volta e as suas conquistas, em vez de seguirem o seu exemplo e lutarem por aquilo que ambicionam? A nossa geração, incluindo-te a ti, está destinada a mudar o mundo, e não é de braços cruzados que isso vai acontecer. 

      Fernando Pessoa diz “Tudo vale a pena se a alma não é pequena “. Enão podia ser mais assertivo. Todos os obstáculos que enfrentamos para atingir um objetivo são aprendizagens que guardaremos para sempre. Por isso, não desistas e arrisca!

    Os verdadeiros vencedores não são aqueles que ganham, mas sim osque tentam. Os Jogos Paralímpicos são um ótimo exemplo disso, dado que cidadãos com deficiências mentais e motoras superam as suas dificuldades e sagram-se campeões.

   É importante ter consciência que nunca é tarde para aprenderes e para te formares profissionalmente. Há experiências fantásticas, nomeadamente fora do país, que são excelentes oportunidades para enriquecimento profissional e sociocultural. O importante é querer, pois com organização, tudo é possível, nomeadamente, estudar e trabalhar ao mesmo tempo!

     Embora o percurso não seja fácil, é preciso força, determinação e ousadia! Não te dês por vencido e não te esqueças que, com dedicação, éscapaz de chegar onde quiseres!

Leonor Charrama e Manuel Guerreiro, 12.º A

Sem comentários :

Enviar um comentário