sábado, 14 de março de 2015

AUTOR DO MÊS

SEBASTIÃO RIBEIRO SALGADO

Foto Jornalista
Internacionalmente reconhecido, recebeu praticamente todos os principais prémios de fotografia como reconhecimento por seu trabalho…

Nasceu na vila de Conceição do Capim, Brasil, em 1944. Licenciado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1964-1967).

Trabalhou como secretário para a Organização Internacional do Café (OIC), em Londres. Nas suas viagens de trabalho a África, fez sua primeira sessão de fotografias. Fotografar inspirou-o tanto que se tornou, em 1973, fotojornalista.

Em 1979, foi encarregado de elaborar uma foto-reportagem sobre os primeiros 100 dias de governo de Ronald Reagan.
Em 1981, Salgado documentou o atentado a tiro contra o então presidente dos EUA, Ronald Reagan no dia 30 de março, em Washington. A venda das fotos para jornais de todo o mundo permitiu-lhe financiar o seu primeiro projeto pessoal: uma viagem à África.
Em 1986, publicou o seu primeiro livro, Outras Américas, sobre os pobres na América Latina; e Sahel: O "Homem em Pânico" sobre a seca no Norte da África, resultado de um ano de colaboração com a ONG Médicos sem Fronteiras.
Entre 1986 e 1992, afirma-se como foto documentarista, exibindo um trabalho monumental intitulado "Trabalhadores rurais".
Em 1994, fundou a sua própria agência de notícias, "As Imagens da Amazónia”.
Em 2000 publica o trabalho Êxodos - Retratos de Crianças do Êxodo, aclamado internacionalmente.
Em setembro de 2000, com o apoio das Nações Unidas e da UNICEF, Sebastião Salgado montou uma exposição no Escritório das Nações Unidas em Nova Iorque, com 90 fotografias de crianças desalojadas extraídos de sua obra Retratos de Crianças do Êxodo, onde homenageou 30 milhões de pessoas desalojadas.

Ao longo dos anos, Sebastião Salgado tem colaborado com organizações humanitárias como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras e a Amnistia Internacional.
Em colaboração com a UNICEF, Sebastião Salgado doou os direitos de reprodução de várias fotografias suas para o Movimento Global pela Criança.

Atualmente, em parceria com a UNICEF e com a OMS, está a trabalhar numa uma campanha mundial para a erradicação da poliomielite.

Sem comentários :

Enviar um comentário