sexta-feira, 26 de março de 2021

 Testemunhos de leitura

A Lua de Joana - Maria Teresa Gonzalez

João Afonso Pinheiro Alcaçarenho


Quero referir que a escolha deste livro teve a ver com o tempo que temos passado em isolamento e, consequentemente, maior disponibilidade para ler e estar em família. Foi a minha mãe que me incentivou a ler o livro já antigo que era seu e que fez parte da leitura de praia da sua juventude. 

Esta é uma obra que deveria ser debatida nas escolas, já que aborda temas tabus , onde convivem diariamente  jovens adolescentes como a toxicodependência, a incompatibilidade que achamos ter com a família num período da adolescência, a falta de tempo dos pais para os filhos, a compra do tempo, a morte prematura, a dificuldade nas amizades, entre outros.

A Lua de Joana é um livro da escritora Maria Teresa Gonzalez e foi editado pela primeira vez em 1994.

Este livro conta a história de uma adolescente chamada Joana e o falecimento da sua melhor amiga Marta  devido ao consumo de drogas. Após a morte inesperada e precoce de Marta, Joana resolve começar a escrever cartas para Marta como se fosse uma espécie de diário onde Joana relata o seu dia a dia, as tristezas, as alegrias, as adversidades e angústias normais de muitos adolescentes.

A Joana vivia com a sua mãe, o seu pai e o irmão. Uma família que representa tantas outras famílias que todos nós conhecemos. O pai de Joana era médico e para compensar a falta de disponibilidade tinha por hábito presentear a filha como gesto de desculpa pela sua ausência. No entanto, Joana sente-se sozinha e incompreendida não apenas pela família, mas também pelo seu grupo de amigos.

Neste livro, Diogo, irmão de Marta, também entra na história,  repartindo o sentimento de dor e saudade de Marta com Joana. Após a morte de Marta, ambos ficam muito íntimos. No entanto, Joana fica devastada ao descobrir que o Diogo, tal como a Marta, também se deixou envolver com as drogas. Por consequência e como curiosidade, Joana quer também experimentar as drogas.

Diogo, para fugir ao vício, vai viver com o pai, mas Joana está demasiado perdida e envolvida na triste história que é a toxicodependência.

O livro relata, por fim, o desespero, a impotência e a culpa que a família de Joana, principalmente o seu pai, sente com a perda da sua filha.

O livro não é muito grande e é uma obra com grande profundidade emocional e psicológica.

Gostei bastante de ler o livro e recomendo a todos os jovens adolescentes que o leiam.

A todos umas boas leituras…


Sem comentários :

Enviar um comentário