segunda-feira, 13 de março de 2023

A EVOLUÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE

 A Evolução da MULHER na Sociedade

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, publicam-se alguns trabalhos de pesquisa dos alunos do 10º ano sobre a temática.

"Apesar de nos dias de hoje o papel da mulher na sociedade ser mais reconhecido e muitas mulheres já ocuparem cargos importantes quer nas chefias de grandes empresas ou enquanto líderes de instituições e de países, as mulheres ainda continuam a ser vítimas de enormes desigualdades, discriminação e tratamento, face aos homens.

 Ao longo dos séculos, o papel da mulher nem sempre foi tido em conta como uma mais-valia para a nossa sociedade e o caminho percorrido tem sido sem dúvida difícil e com muitos obstáculos, colocado por uma sociedade que se desenvolveu sempre sobre alicerces machistas, onde as mulheres eram proibidas de votar ou trabalhar e o seu papel era unicamente voltado para a família e para as tarefas domésticas, em que o responsável por elas era sempre uma figura masculina.

Com o passar dos anos, a mulher passou a estar cada vez menos dependente do homem e, com muito esforço e luta, foi conseguindo mudar as mentalidades, as regras e as leis impostas contra ela, alcançando a pouco e pouco os direitos que até então lhe eram negados, tais como o direito ao voto e ao desempenho de uma profissão.

Na sociedade de hoje, as mulheres recebem menos do que os homens e ainda existem poucas mulheres na chefia, ou em trabalhos mais pesados ou perigosos e existem muitas empresas que não contratam mulheres casadas, pois estas podem vir a ter filhos e isso vai fazer com que tenham de faltar ao trabalho durante algum tempo.

Apesar de verificarmos alguns avanços em relação às oportunidades que são dadas aos homens e às mulheres, continuamos a constatar que na sociedade em que vivemos ainda existe muita desigualdade entre os géneros, sendo o papel da mulher ainda muito desvalorizado, face ao do homem em muitas e demasiadas questões, tendo ainda que haver muitas melhorias para as coisas ficarem justas para ambos os géneros.

O direito ao voto foi sem dúvida uma das grandes conquistas das mulheres. Em Portugal isso não foi diferente, sendo a primeira mulher a votar, Carolina Beatriz Ângelo, em 1911."

Matilde Gaspar Nº12 10ºB



"As mulheres, hoje, têm muito mais liberdade e oportunidades do que antigamente. Elas podem estudar, trabalhar em diferentes áreas, ter as suas próprias opiniões e escolhas e participar de atividades e desportos que antes eram considerados só para homens. Para tal, muito tem contribuído a sua luta pelos seus direitos.

Temos muitos exemplos de mulheres importantes que lideraram movimentos feministas e conseguiram avanços significativos, como o direito ao voto, igualdade de salários, e o direito de escolher o que fazer com seus próprios corpos. Mas, claro, ainda há muito trabalho a ser feito. As mulheres ainda enfrentam desigualdades e injustiças em muitos aspetos, como no mercado de trabalho, na política e no género.

É importante continuarmos a lutar pela igualdade de género e pelos direitos das mulheres, para que todos possam ter as mesmas oportunidades e serem tratados com respeito e dignidade."

José Colorado, 10º B

Sem comentários :

Enviar um comentário