quarta-feira, 8 de março de 2023

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Hoje, dia 8 de março, comemora-se O Dia Internacional da Mulher

A data recorda as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito.

"As mulheres portuguesas, até aos meados do século XX, tinham um papel muito reduzido na sociedade, a sua única função era dar herdeiros ao marido , satisfazer o marido a nível sexual, cuidar da família, assim como da casa, não tendo acesso à educação e ao emprego, oportunidades que apenas os homens possuíam. 

Em 1867 o código civil instituía a submissão das mulheres aos maridos, não tendo estas capacidade jurídica plena.

Com a entrada da década de 60 iniciou se um novo código civil onde apareceram algumas alterações consideráveis na posição das mulheres na sociedade portuguesa. Foi então, aceite a igualdade de direitos entre homens e mulheres, no âmbito do ingresso à educação, ao emprego e à participação na vida pública. Estas começaram a ganhar vantagens no mercado do trabalho, ainda com bastantes desigualdades salariais em relação ao sexo masculino. 

Durante os anos 70 e com a revolução dos cravos de 25 de abril de 1974 a sociedade portuguesa sofreu uma profunda transformação, passando a constituição a consagrar a igualdade de direitos e deveres entre mulheres e homens, sendo tomadas medidas para promover a integração das mulheres na vida política e económica de Portugal. Passou a ter- se acesso a medidas de contraceção e o aborto foi legalizado, permitindo às mulheres controlar de melhor forma a sua vida reprodutiva e a tomar decisões sobre o seu próprio corpo.

Hoje em dia, as mulheres portuguesas têm mais oportunidades do que nunca em termos de educação e carreira, existindo ainda bastantes desigualdades de género em diversas áreas. As mulheres continuam, em média, a ganhar menos do que os homens, a serem menos nomeadas para cargos de representação e liderança e ainda sofrem muita discriminação no mercado de trabalho. Hoje, saem das universidades mais mulheres licenciadas do que homens, pois o abandono escolar precoce é mais elevado entre os rapazes.

 Conclui-se, que a luta pela igualdade de género continua, mas, felizmente, há cada vez mais mulheres a ocupar posições de destaque na sociedade portuguesa."

Mariana, 10ºB

Sem comentários :

Enviar um comentário